Kailani Reverb – Gold Series | Manual

Esse artigo é o manual oficial do Kailani Reverb, ele sempre estará atualizado com as instruções para a versão mais recente da firmware.

Primeiros passos com o Kailani Reverb

Energia.

Nota: Fonte de alimentação vendida separadamente.

O Kailani Reverb requer uma fonte de alimentação isolada de 9 volts DC, centro negativo, conector de cano de 2,1 x 5,5 mm (o mesmo que os conectores Boss padrão), que pode fornecer 300 mA (miliamperes) de corrente. O Kailani deve ser conectado a uma fonte de alimentação separada ou conectado a uma conexão de alimentação isolada de uma fonte de alimentação de várias saídas. Conecte a fonte de alimentação ao conector 9VDC no painel traseiro do pedal.

Notas de energia importantes:

  • O Kailani Reverb requer 300 mA de corrente. Certifique-se de que sua fonte de alimentação possa fornecer pelo menos 300mA ao pedal para operação e desempenho adequados.
  • Uma fonte isolada fornece energia e aterramento que é eletricamente separado, geralmente por meio de um transformador para cada conector. Algumas fontes de alimentação de baixo custo podem ter conectores separados, mas podem não fornecer isolamento real de terra e energia, causando ruído e ruído de loop de aterramento.
  • Se a fonte de alimentação tiver várias saídas, verifique se cada saída fornece isolamento verdadeiro ou se você conecta o pedal à sua própria fonte de alimentação.
  • Não há problema em conectar uma fonte de alimentação que possa fornecer mais de 300 mA. O pedal só puxa a corrente que precisa e não será danificado se o fornecimento for de 9VDC.
  • Se a fonte de alimentação não estiver isolada, você poderá ouvir um zumbido adicional nos sinais do pedal. Se a fonte não puder fornecer 300 mA de corrente, o pedal pode não funcionar corretamente, mesmo que os LEDs e interruptores pareçam estar funcionando.

Conexões do Kailani Reverb

Todas as conexões de áudio dos pedais VTR Effects aceitam cabos de instrumento TS (Tip-Sleeve) de 1/4″ (6,35 mm ou conhecido como P10). Embora os cabos TRS (Tip-Ring-Sleeve) possam ser usados, eles não oferecem nenhum benefício em relação aos cabos TS.

Conexões Mono e Stereo

Para usar o Kailani no modo Mono, basta conectar o instrumento ou pedal anterior no Input-L (indicado na seção de visão geral) e o amplificador, interface ou próximo pedal no Output-L. Quando apenas o Input-L está conectado, o mesmo sinal será aplicado ao Input-R, assim transformando seu sinal em stereo a partir do Kailani Reverb.

Para usar o Kailani no modo Stereo, basta conectar as entradas e saídas nos respectivos L e R dos equipamentos anteriores e posteriores ao Kailani, na cadeia de sinal. 

Níveis operacionais do pedal

O Kailani foi projetado com espaço suficiente para acomodar facilmente os níveis de instrumentos. Os pedais são projetados para os níveis de instrumento, então você pode precisar reduzir o nível de saída do equipamento anterior que você está conectando ao pedal para evitar a clipagem do DSP.

Nível Máximo de Entrada: 2.73 dBu = 1.06 V RMS = 3.0 V p-p

Nível Máximo de Saída: 2.73 dBu = 1.06 V RMS = 3.0 V p-p

Porta USB-Micro B

A porta USB do seu Kailani serve para atualizações de firmware. Em breve será implementado através da porta USB o USB MIDI e o sistema de transferência de presets.

MIDI Input e Output

O novo sistema MIDI da linha Gold Series é compatível com o padrão universal estabelecido pelo protocolo MIDI, utilizando agora optoacopladores. A conexão MIDI é feita através de conectores P2 localizados na parte de trás do pedal. Caso sua controladora não tenha saída P2, será necessário fazer um cabo para converter a conexão DIN 5 Pin para P2, seguindo a polaridade apresentada abaixo.

MIDI DIN 5 Pino 5 = P2 Ring.

MIDI DIN 5 Pino 4 = P2 Tip.

O conector MIDI Out deve respeitar a mesma polaridade.

Controles do Kailani Reverb

Os seguintes controles estão disponíveis no Kailani.

Sky

O Knob Sky tem uma função especifica em cada modo de reverb, você irá conferir no display a função que o knob estará desempenhando no modo de reverb selecionado.

Decay

O Knob Decay controla o tempo de decaimento do reverb.

Sea

O Knob Sea tem uma função especifica em cada modo de reverb, você irá conferir no display a função que o knob estará desempenhando no modo de reverb selecionado.

Mode
O Knob Mode é um rotary encoder, ou seja, ele tem giro infinito e também pode ser clicado. É através dele que você irá mudar de algoritmo, acessar o menu de parâmetros, menu global, nomear presets, etc.
Mix

O Knob Mix irá controlar o volume do efeito de reverb, sem influenciar no sinal dry do pedal. O ajuste vai atenuar o sinal na faixa de 0dB a -30dB.

Bypass Led

Esse led indica se o pedal está acionado ou não.

Bypass Switch

Através da FootSwitch de Bypass é possível ativar/desativar o efeito e controlar o recurso de rampa.

Preset Led

Esse led indica 3 estados do sistema de presets:

Azul: Preset como ele foi salvo.

Rosa: Preset sofreu modificação que não foi salva ainda.

Vermelho: Nenhum preset foi salvo naquele slot.

Apagado: Nenhum preset recuperado, o pedal está no modo live.

Preset Switch

Através da FootSwitch de Preset é possível navegar entre o sistema de presets do pedal, na seção de preset é explicado melhor como utilizá-la.

Menu Global

No menu global, você encontrará vários ajustes do pedal, alguns desses ajustes são interpretados globalmente pelo pedal, enquanto outros estão associados aos presets.

Bypass Mode

No modo bypass, é possível escolher entre duas opções: true bypass e tails bypass. No modo true bypass, o roteamento do sinal é feito através de relés. Quando o efeito é desativado, a cauda do sinal é cortada imediatamente. No modo tails bypass, o roteamento é feito através de um buffer. Quando o efeito é desativado, o sinal continua passando pelo buffer, e o circuito impede que o mesmo chegue ao DSP, porém mantem saída do DSP ativa no fluxo de sinal. Assim, a cauda do efeito ainda pode ser ouvida mesmo após o desligamento do efeito.

MIDI Channel
O Kailani aceita mensagens MIDI nos 16 canais. Aqui você pode configurar o canal que deseja que ele responda na cadeia de sinal MIDI. Ao configurar o MIDI, saia do menu global quando for testar a comunicação no canal selecionado, pois o pedal não responde a comandos MIDI quando está no menu global.
Kill Dry

Ao ativar o recurso Kill Dry, você estará eliminando 100% do sinal Dry no fluxo de sinal. No menu global, você encontra a opção separada para usar o recurso para o canal esquerdo e direito.”

Presets Queue

O Kailani pode salvar 99 presets, porém sabemos que não é prático navegar entre 99 presets com apenas um footswitch de preset. Por isso, criamos a fila de presets. Com a fila, você pode preencher 10 posições de presets com qualquer um dos 99 presets do pedal, podendo até repetir presets na fila. Em breve, traremos o recurso de expandir ou encolher a fila, assim como a possibilidade de ter várias filas salvas no pedal.

Presets Value

Aqui, você verá todos os parâmetros salvos dentro de um preset. No entanto, para acessar essa função, você deve selecionar o preset desejado. Caso contrário, o pedal retornará a mensagem ‘empty’.

Presets Fade Audio

Essa função tem o objetivo de criar um efeito de transição suave entre presets, proporcionando um fade do mix entre a saída do preset atual e a entrada do novo preset.

Fade Time Out: Nesta configuração, você pode definir o tempo necessário para que o pedal realize o Fade Out, variando de 300ms até 2s. Caso opte por desativar essa opção, basta deixá-la em “disable”.

Fade Time In: Aqui você pode definir o tempo necessário para que o pedal realize o Fade In, variando de 300ms até 2s. Caso prefira desativar essa opção, basta deixá-la em “disable”.

Essa função é salva globalmente no pedal, ou seja, será aplicada a todas as transições entre presets.

Ramp

O Kailani dispõe do recurso de rampa para simular um pedal de expressão. Você pode aplicar essa função aos knobs Sky, Decay e Sea. Também é possível ajustar a velocidade de incremento da rampa, variando de 50ms até 250ms.

Firmware Update

Atenção: O método de atualização abaixo não existe mais a partir da versão 1.0.9, agora as atualizações são apenas pelo app.vtreffects.com.br

Para atualizar a firmware do seu Kailani, siga as orientações abaixo:

  1. Ligue a alimentação de 9V ao pedal.
  2. Conecte o cabo USB entre o pedal e o computador.
  3. Acesse a seção de firmware update dentro do menu global e clique em “update”.
  4. Abrirá uma espécie de pendrive contendo um arquivo com o nome do pedal. Arraste o arquivo bin disponibilizado para atualização da firmware mais recente para dentro deste pendrive.
  5. Após seguir esses passos, o pedal se reiniciará sozinho e a nova firmware será carregada.

O arquivo bin para atualização se encontra na página ajuda de nosso site.

Notas sobre a atualização: Ao conectar o USB entre o pedal e o computador, você deve ouvir um som. Se não ouvir, a conexão não foi bem sucedida e isso pode ser devido ao cabo USB. Tente usar outro cabo e, se o problema persistir, entre em contato com nosso suporte.

Clear Presets

Essa função irá apagar todos os presets do pedal, tome muito cuidado ao usar pois essa função é irreversível.  

Calibration

Essa função é essencial e precisa ser feito logo após a atualização do pedal, pois ela irá calibrar a leitura dos knobs no processador do Kailani. Abaixo as instruções de como utilizar essa função.

  • 1. Gire todos os knobs para a esquerda. Note que ao fazer isso o led de preset acenderá verde.
  • 2. Clique no Knob Mode para avançar. Se os knobs não tiverem todos para esquerda, o display apontará um erro, e o processo precisa ser refeito.
  • 3. Gire todos os knobs para a direita. Note que ao fazer isso o led de preset acenderá verde.
  • 4. Clique no Knob Mode e a calibração terá sido finalizada.

 

Ao entrar no menu de calibração, é necessário que o processo seja feito corretamente, caso contrário o pedal pode não funcionar corretamente e será necessário realizar novamente o procedimento.

Entendendo a Rampa

A rampa é um recurso para simular um pedal de expressão, em um dos 3 knobs do kailani, o Sky, Decay e Sea. Não é possível adicionar esse recurso em outros parametros, pois eles são ajustados no hardware de maneira diferente dos 3 knobs citados.

Para acionar a rampa, é muito simples: basta manter pressionada a footswitch de bypass quando o efeito estiver ativado (indicado pelo led de bypass). Quando a rampa se inicia, ela zera o valor do parâmetro e vai incrementando de 10% em 10%. Ao soltar a footswitch, o pedal retornará ao valor que o parâmetro estava antes da rampa ser acionada, porém irá decrementar suavemente.

Entendendo os Presets

Com a capacidade de salvar 99 presets, o Kailani Reverb tornará o seu play muito mais fácil, afinal não faltará espaço para salvar seus timbres de reverb preferidos. Agora vamos entender como funciona na prática os presets no Kailani, como salvá-los e como acessá-los.

Preset Queue (fila de presets)

A fila de presets consiste em uma lista de 10 posições que podem ser configuradas pelo usuário no menu global do pedal. Depois de configurada, a fila permite ao usuário acessar facilmente presets específicos, seja avançando ou retrocedendo na lista.

Ao iniciar o pedal, ele é configurado para o modo “live”, que é a posição 0 da fila. Ao executar o comando para avançar na lista de presets, o pedal passa para a posição 1 da fila, permitindo que o usuário acesse o próximo preset configurado. Por outro lado, se o usuário executar o comando para retroceder na lista de presets, o pedal voltará para a última posição da fila, permitindo que o usuário acesse o preset anterior.

É importante destacar que, quando o pedal está na posição 10 da fila e o usuário executa o comando para avançar, o pedal retorna automaticamente para o modo “live” na posição 0 da fila, criando uma fila circular. Isso significa que, depois de acessar o último preset configurado na posição 10, o usuário pode facilmente retornar ao modo “live” sem a necessidade de retroceder na fila de presets.

Queue Limiter (Limitador da Fila)

Esse recurso foi inserido na atualização V1.0.4, com ele você poderá definir quantos presets da fila seu pedal acessará. Sendo possível definir um mínimo de 2 presets e um máximo de 10 presets.

Salvando um preset

Para salvar um preset no Kailani é preciso pressionar e segurar o footswitch de preset por aproximadamente 2 segundos. Após esse período, o pedal entrará no menu de salvamento de preset. O primeiro passo é escolher o local em que o preset será salvo, que varia de 1 a 99 posições.

Se a posição escolhida já contiver um preset salvo, o nome do preset existente será recuperado para alertar o usuário de que a posição está ocupada. Caso o usuário deseje prosseguir e salvar o novo preset na mesma posição, o preset anterior será sobrescrito e não poderá ser recuperado posteriormente.

É importante lembrar que o processo de salvamento é irreversível, portanto, é necessário ter certeza de que o preset desejado está sendo salvo na posição correta. Caso haja qualquer dúvida ou hesitação, é recomendado cancelar o processo de salvamento para evitar a perda de dados importantes.

Após escolher a posição em que deseja salvar o preset, é possível nomeá-lo com até 7 caracteres antes de finalizar o processo de salvamento. Basta inserir o nome desejado usando o knob mode e, em seguida, clicar em “save” para concluir a operação.

É importante destacar que toda a manipulação no menu de salvamento de presets é realizada exclusivamente por meio do knob mode, garantindo um processo de salvamento rápido e intuitivo.

Navegando entre os presets

A navegação entre os presets é realizada por meio do footswitch de preset. Ao tocar o footswitch uma vez, o usuário avança para a próxima posição da fila de presets. Já ao tocar o footswitch duas vezes seguidas, o usuário volta para a posição anterior na fila de presets. Este sistema de navegação por footswitch é simples e intuitivo, permitindo uma rápida mudança entre presets durante a execução de uma música ou performance.

Algumas informações relevantes sobre a navegação entre presets devem ser destacadas:

Ao realizar a troca entre presets, é possível que haja um pequeno atraso de cerca de 400ms. Este atraso é necessário para que o microcontrolador entenda se ocorreu um toque simples ou um toque duplo no footswitch.

Outra questão importante a ser mencionada é que a troca entre presets sempre irá zerar o áudio. Este comportamento não pode ser modificado em futuras atualizações do pedal, pois está diretamente ligado à forma como o DSP trabalha com os algoritmos e ajustes do menu de parâmetros. Mesmo que os presets compartilhem o mesmo algoritmo, o som irá zerar e iniciar novamente. É importante estar ciente desse comportamento para garantir uma transição suave entre os presets durante a execução de uma música ou performance.

MIDI

Com uma controladora MIDI você pode tirar ainda mais proveito do seu Kailani Reverb, enviando mensagens do tipo #PC e #CC, confira abaixo quais mensagens você deve enviar ao pedal.

Acessando Presets via #PC

Para acessar um Preset via MIDI, você deverá enviar uma mensagem #PC (Program Change) no canal que o pedal estiver configurado, com o número do Preset que deseja acessar.

Exemplo:
                  #PC valor 1 para acessar o Preset 1;
                  #PC valor 99 para acessar o Preset 99;

Controlando Parâmetros via #CC

Para controlar um parâmetro via MIDI, você deverá enviar uma mensagem #CC (Continuous Controller) no canal que o pedal estiver configurado, seguindo a tabela baixo. Um detalhe a destacar é que na versão atual da firmware, ao comandar um parâmetro de knob, o display não irá atualizar a barra do parâmetro com o valor recebido via MIDI, essa é uma função que ainda será implementada.

Parâmetro
MIDI CC #
MIDI CC Value
Bypass
1
127 ON | 0 OFF
Programa
2
Spring: 1, Hall: 2, Plate: 3, Cathedral: 4, Room: 5, Shimmer: 6, Dive: 7, Lo-Fi: 8, Ephemeral: 9, Expand: 10, Divided: 11.
Decay
3
0-127
Sea
4
0-127
Sky
5
0-127
Mix
6
0-127

Estamos trabalhando em mais implementações MIDI para próximas atualizações, se você tem alguma sugestão, estamos abertos a ouvi-la.

Especificações Técnicas

  • Pintura Eletrostática na cor azul.
  • Medidas:12 cm x 8 cm x 6,2 cm (altura considera knobs).
  • Peso: 500 gramas.
  • Acabamento superior através de Impressão UV (Ultra Violeta).
  • True-bypass por relé.
  • Processador DSP 24-bit 32KHz A/D & D/A converters.
  • Processador ARM 32Bits a 240Mhz.
  • Impedância de Entrada: 500KΩ.
  • Impedância de Saída: 200Ω.
  • Sinal seco totalmente analógico
  • Sinal úmido totalmente digital com 20Hz-15KHz de resposta de
    frequência.
  • Tensão de trabalho: 9V DC (Polaridade BOSS). 
  • Consumo: 300mA.
  • PCB de qualidade industrial.

Changelog

V1.0.1 – Essa atualização exclui os presets já salvos no pedal, anote seus presets antes de atualizar.

  • Incluída a função de exclusão de presets.
  • Incluída a função de calibração da leitura de potenciômetros pelo MCU ARM.
  • Correção de Bug relacionado a Rampa.

V1.0.2 – Se você não atualizou para a versão 1.0.1, essa atualização excluirá seus presets já salvo. Caso seja o seu caso, você pode atualizar diretamente para essa atualização, não precisando primeiro atualizar para a 1.0.1.

  • Novo algoritmo: Ephemeral.
  • Função de Preset Fade Audio.
  • Correção de bugs gerais.

V1.0.3

  • Novo algoritmo: Expand.
V1.0.4
  • Função de diminuir fila de presets inserida.

V1.0.5

  • Novo algoritmo: Divided.
  • Funções USB inseridas (em breve sistema de transferência de presets).

V1.0.6

V1.0.7 – Versão não lançada oficialmente.

V1.0.8

  • Comunicação com o app.vtreffects.com.br concluída, transferência e atualização de presets disponíveis pelo app.

V1.0.9

  • Novos algoritmos: Infinity e Mod.
  • Retirada função de firmware update, a partir desta atualização todas as atualizações futuras serão apenas pelo app.
plugins premium WordPress

Accessing from Outside Brazil?

It looks like you are accessing our site from outside Brazil. For a better experience, we would like to redirect you to our international page.

Subtotal:R$0.00

Frete calculado no Checkout